Dica para o feriado: cenoura, batata e tomate estão mais “em conta"
Levantamento da Conab divulgado hoje (dia 15) mostra cotações das frutas e hortaliças em maio com boas notícias para os consumidores brasileiros
|
As cotações das frutas e hortaliças avaliadas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em maio apresentam queda nos preços, especialmente em itens como cenoura, batata e tomate, outora “vilões” dos consumidores.
De acordo com o 6º Boletim do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort), divulgado nesta quarta (15), o movimento preponderante nos preços praticados nas Centrais de Abastecimento foi de queda, o que se reverteu em valores mais baixos também nos mercados.
A tendência de redução, inclusive,já havia sido apontada no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) publicado no último dia 9 deste mês.
De acordo com a Conab, os preços caíram por conta do aumento da oferta dessas hortaliças, sobretudo da batata, que ampliou em 13% o volume disponível e pela primeira vez no ano que apresentou queda de preços.
Já o abastecimento do item nos mercados continuou a ser realizado pelos estados de Minas Gerais, Paraná e Bahia, com destaque para a produção baiana, que aumentou 110% em relação a abril.