Ipea reduz previsão do PIB do agro para estabilidade em 2022

Órgão previa crescimento de 1%, mas queda na produção de soja nesta safra

|
Ipea reduz previsão do PIB do agro para estabilidade em 2022
21deJunhode2022ás14:53

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou, nesta terça-feira (dia 21), reviu de 1% para estabilidade (0%) a variação do valor adicionado (VA) do setor agropecuário de 2022, o PIB do Agro. É a segunda revisão para baixo seguida.

A revisão foi motivada pela piora na projeção feita pelo Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), do IBGE, da produção de soja este ano, com uma queda de 12,1%, ante um recuo de 8,8% anteriormente divulgado.

No caso do valor adicionado da produção vegetal, um dos componentes do setor, a revisão foi de alta de 0,3% para redução de 0,9%; e na produção animal, a estimativa era de crescimento de 2,9%, ante previsão de alta anterior de 3,0%, conforme o gráfico abaixo:

A nova previsão do valor adicionado da produção vegetal pode ser explicada pela estimativa mais recente do LSPA (IBGE) de queda na produção de soja, principal produto do componente.

Mas, conforme previsão anterior, a redução da produção de soja é parcialmente contrabalançada pelo bom desempenho esperado para outras culturas como milho e café, seguindo as contribuições positivas de segmentos da produção animal, como bovinos e suínos.