CNA debate desafio da segurança alimentar em ano eleitoral

Palestra reuniu especialistas de todo o país: missão não é só produzir, mas garantir acesso a todos

|
CNA debate desafio da segurança alimentar em ano eleitoral
23deJunhode2022ás10:09

Diante de um cenário global de desperdício de alimentos, insegurança alimentar crescente, intensos eventos climáticos, guerra e pandemia, como o Brasil precisa (e deve) olhar para os desafios da geração e distribuição de alimentos?

Foi esse o questionamento que norteou o debate realizado ontem (dia 22) pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), reunindo especialistas e lideranças de todo o país, durante a quarta edição do evento Jornada CNA – Eleições 2022.

Para o diretor de Informações Agropecuárias e Políticas Agrícolas da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Sergio De Zen, o primeiro passo da reflexão é justamente entender a diferença entre gerar alimentos, em escalas crescentes e regulares, e possibilitar o acesso aos mesmos, em igualdade.

“Temos que gerar as informações sobre a produção, saber onde, quando e o que estamos produzindo em todo território nacional. A partir desses dados, podemos gerar previsões, cenários que possibilitam as decisões do governo e da iniciativa privada de tal forma a evitar a escassez de alimentos. Esse é o primeiro pano de fundo”, disse, antes de completar:

“Outra coisa completamente separada e diferente é a questão da renda que permite às pessoas terem acesso ao alimento. Nós temos que ter a noção exata de quem é, onde estão e quais são as melhores ferramentas para atingir essas pessoas”, ponderou.