Portos do Paraná alcançam 70 milhões de toneladas em 2025

Marca histórica é atingida antes do fim do ano, supera 2024 e antecipa em uma década a meta prevista no planejamento técnico

|
Paranaguá é o maior exportador de carnes —  frango, bovino e suíno —, concentrando cerca de 40% de toda a exportação nacional.(Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná)

Paranaguá é o maior exportador de carnes —  frango, bovino e suíno —, concentrando cerca de 40% de toda a exportação nacional.(Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná)

17deDezembrode2025ás10:44

A Portos do Paraná alcançou a marca de 70 milhões de toneladas movimentadas entre janeiro e parte de dezembro de 2025, um recorde histórico para a empresa pública.

volume supera a produtividade registrada em 2024 com 15 dias de antecedência em relação ao encerramento do ano e representa um crescimento de 5% na comparação anual.

A expectativa é ampliar ainda mais essa escala até o fim de dezembro, com previsão de movimentação entre 72 e 73 milhões de toneladas até o dia 31. Caso a projeção se confirme, a Portos do Paraná irá superar o planejamento técnico original, que previa atingir o patamar de 70 milhões de toneladas somente a partir de 2035.

 CLIQUE AQUI PARA SEGUIR O CANAL DO AGROFY NEWS NO WHATSAPP

Entre 2018 e 2025, o aumento da movimentação de cargas nos portos paranaenses foi de 32%. A conquista registrada antes do encerramento do ano é motivo de comemoração, segundo o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.

“Em 2019, quando dissemos que iríamos alcançar as 60 milhões de toneladas, houve dúvida por parte de muitos, que afirmavam que não seria possível. Em cinco anos, superamos a meta e chegamos a 66,7 milhões de toneladas. Agora, ultrapassamos a marca de 70 milhões, provando que, com o uso de inteligência logística, investimentos e muito trabalho de toda a equipe da Portos do Paraná, além da participação ativa da comunidade portuária, quebrar barreiras e antecipar o futuro é possível”, afirmou Garcia.

portos-do-parana-alcancam-70-milhoes-toneladas-2025

Liderança nas exportações

No comércio exterior, o Porto de Paranaguá se consolida como um dos principais do mundo no embarque de grãos e farelos. Também é o maior corredor de exportação de carne de frango congelada do planeta, responsável por mais de 48% de toda a produção nacional destinada ao mercado externo.

Entre os portos brasileiros, Paranaguá é o maior exportador de carnes —  frango, bovino e suíno —, concentrando cerca de 40% de toda a exportação nacional. O porto também é o principal canal de embarque de óleo de soja e possui o segundo maior fluxo de carregamento de soja e farelo de soja do país.