Marcos Montes defende livre comércio para segurança alimentar global

Declaração do ministro da Agricultura foi feita em reunião ministerial da ONU em Nova Iorque (EUA)

|
Marcos Montes defende livre comércio para segurança alimentar global
19deMaiode2022ás10:06

“No mundo globalizado, produzir não significa apenas plantar e colher. Inclui, também, garantir o suprimento de sementes, fertilizantes, defensivos e combustíveis, combinar tudo isso com tecnologia e distribuir os gêneros alimentícios pelo planeta.” 

O trecho acima é parte do discurso de quase 5 minutos de Marcos Montes, ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), durante reunião ministerial Global Food Security Call to Action, realizada em Nova Iorque (EUA), na última quarta-feira, dia 17.

Organizado pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos, que reúne ministros de mais de 30 países na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), o evento buscou identificar os principais desafios e mobilizar ações para enfrentar a insegurança alimentar global.

A frase de Montes é também uma síntese das principais ideias defendidas por ele na ocasião: a importância do livre comércio da agricultura na luta contra a fome; da solidariedade e cooperação entre as nações e do entendimento de que não existe tecnologia no mundo capaz de substituir a integração entre as cadeias.