IAC lança cultivar inédita de erva-cidreira
A IAC Citral 1 apresenta melhoramento genético de lippia alba, popularmente chamada de erva cidreira
|Em comemoração aos seus 135 anos de fundação, o Instituto Agronômico de Campinas (IAC) lança amanhã (dia 28) uma cultivar inédita no mundo: a IAC Citral 1, que é resultado de melhoramento genético de Lippia alba ou a erva-cidreira, como é popularmente conhecida no Brasil.
A nova cultivar, fruto de 19 anos de pesquisa, é a primeira “versão” melhorada – tanto nas qualidades aromáticas quanto nas químicas – da erva cidreira, que é conhecida justamente por ser uma planta nativa e de origem espontânea na natureza.
O IAC acredita que a novidade irá atender ao mercado crescente de plantas aromáticas e medicinais, chá e óleos. A nova cultivar já está registrada no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Potencial agroindustrial
Foi justamente o potencial agroindustrial de Lippia alba que motivou a pesquisa, iniciada em 2003, quando foi criado o Programa de Melhoramento Genético da espécie no IAC. Para a pesquisadora, Márcia Ortiz Mayo Marques, o que mais chama a atenção na erva cidreira é sua capacidade como produtora de óleos essenciais, com ampla variação química, denominados de quimiotipos, dentre esses citral, linalol, mirceno/cânfora e eucaliptol.
O amplo perfil também contribui para o potencial uso da Lippia alba como matéria-prima para diversas finalidades ou aplicações no setor industrial, incluindo o de alimentos e bebidas, biodefensivos, veterinária, farmacêutica, aromaterapia, perfumaria e cosmética.