Mapa e Caixa unem forças para ampliar desenvolvimento florestal

Acordo visa expandir ações do programa Arboretum para demais biomas brasileiros

Por |
Mapa e Caixa unem forças para ampliar desenvolvimento florestal
22deJunhode2022ás09:50

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), e a Caixa Econômica Federal assinaram na tarde de ontem (dia 21) um protocolo de intenções para unir forças em favor da preservação e do desenvolvimento florestal no país. 

O acordo entre as duas instituições prevê a expansão as ações do programa Arboretum, que atua na recuperação da Mata Atlântica, no extramo sul da Bahia, para biomas da Amazônia, Cerrado, Caatinga, Pampa e Pantanal.

Para tal, serão utilizados recursos do Fundo Socioambiental Caixa e do Programa Caixa Florestas.  O acordo foi assinado pelo ministro Marcos Montes e pelo presidente da Caixa, Pedro Guimarães.  

Programa Arboretum

Criado pelo Serviço Florestal Brasileiro, com apoio do Ibama, em 2011, o programa Arboretum insere as comunidades e os produtores rurais da região em um ciclo que envolve desde a coleta das sementes, passando pela produção de mudas e plantios, reflorestamento até a comercialização de produtos extrativistas.  

Como exemplo das atividades realizadas, em maio, os pesquisadores concluíram o diagnóstico/mapeamento das áreas de interesse para a implantação de novos sistemas agroflorestais nas comunidades do entorno da FLONA Rio Preto em Conceição da Barra/ES.

Além de visitas nas comunidades Córrego do Sertão e Córrego das Palmeiras, para a coleta de pontos georreferenciados com GPS e indicação do tamanho das áreas, o trabalho consiste em gerar mapas a partir do uso de drones.

O SFB vai se basear nas experiências do Arboretum para criar os projetos dos outros biomas, considerando os estudos de viabilidade técnica e econômica de cada região.

Cargando...