ANTT altera valores da tabela dos pisos mínimos de frete
Medida foi publicada após reajuste de 14,26% no preço diesel
Por |
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou na última sexta-feira (dia 24) nova tabela com preços mínimos de frete rodoviário atualizados, com reajuste médio de 7,06% a 8,99%.
Os valores variam conforme o tipo de carga, número de eixos, distância do deslocamento e operação contratada.
Seguí leyendo
LDO prevê salário mínimo de R$ 1.294,00 em 2023Segundo a ANTT, o reajuste ocorre após nova variação no preço do diesel, no último dia 17. Na ocasião, a Petrobras confirmou alta no valor do combustível de 14,26%.
A ANTT tem autonomia para rever a tabela de fretes sempre que ocorrer oscilação no preço do diesel no mercado nacional superior a 5% (cinco por cento) ao valor considerado na planilha de cálculos da Política Nacional de Pisos Mínimos de Frete (PNPM).
A medida é prevista no § 3º do art. 5º da Lei nº 13.703/2018. Já o percentual foi alterado pela Medida Provisória nº 1.117/2022, publicada no Diário Oficial da União - a tabela completa está disposta no site do Governo.
Aumento já era previsto
O reajuste na tabela de fretes já era esperado entre caminhoneiros e empresas de transporte. Em nota publicada logo após da Petrobras confirmar o aumento nos combustíveis, a NTC&Logística considerou a revisão na tabela era "imprescindível" para “manter a contento a saúde financeira das empresas transportadoras”.