Indústria de máquinas agrícolas desacelera e projeta crescimento de 3,4% em 2026
Com juros elevados, câmbio menos favorável e investimentos represados, setor projeta avanço abaixo do ritmo de 2025, segundo a Abimaq
|
Após a projeção de um crescimento de 3,4% para 2026, abaixo da metade registrado em 2025 (7,4%), o setor industrial de máquinas agrícolas tem olhado para o novo ano com ceticismo e alguma apreensão.
Segundo projeções da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), a produção de tratores, colheitadeiras e outros equipamentos deve seguir crescendo, mas de maneira bem mais modesta.
“Apesar da estimativa de uma nova produção recorde de grãos, os investimentos feitos em 2025, como modernização e renovação da frota, ficam represados e reduzem a necessidade do produtor de investir em máquinas”, diz a diretora de competitividade da Abimaq, Cristina Zanella
Esse crescimento tímido, no entanto, resiste em refletir um movimento típico do agro nacional. Primeiro, produtores produzem mais, cultivam novas áreas, logo, enfrentam desafios como clima e custos com tecnologia agrícola.
>> SIGA O CANAL DO AGROFY NEWS NO WHATSAPP
>> ENCONTRE PRODUTOS E SOLUÇÕES PARA O AGRO NO AGROFY MARKET