Massagem em vacas eleva produção de leite

“Spa das mimosas" alia bem-estar, produção orgânica e digitalização na Dinamarca

Massagem em vacas eleva produção de leite
30deJunhode2022ás19:57

A Dinamarca é referência na Europa na produção de leite, bem-estar animal e, também, em orgânicos. Pois encontramos todos estes elementos na Olmager Okologi Aps, uma fazenda focada na produção de leite orgânico, na região de Ringkøbing, no Oeste do país.

A propriedade do casal Torben Dalsgaard e Lene Møller possui cerca de 2 mil hectares, uma grande propriedade para os parâmetros dinamarqueses, e 700 vacas, além da produção de cevada, aveia, trigo e pasto.

Nem sempre foi assim, o trabalho começou com a família há 70 anos com apenas 90 hectares e 90 vacas. Desde 1998, toda a produção da fazenda tornou-se orgânica e desde então vem aprimorando as práticas de bem-estar animal.

Fomos recebidos pela proprietária e administradora da fazenda, Lene Møller, que apresentou a moderna sala de ordenha mecânica digitalizada. Aliás, a propriedade também é referência em gestão digital para monitoramento e tomada de decisão data a partir de dados.

O manejo das vacas é realizado também por estudantes universitários das faculdades de veterinária da região, ao salário de cerca de R$ 43 por hora. Eles são responsáveis pela operação da ordenha e tratar os animais.

“Assim, os produtores encontram mão de obra qualificada e familiarizada com a digitalização da atividade, bem como com os princípios de bem-estar animal e produção orgânica”, contou Lene.