Preços do leite e derivados sobem em maio; produção cai
Menor oferta está relacionada ao período de entressafra de produção, diz Cepea
|O preço do leite captado em abril/22 e pago aos produtores em maio/22 subiu 4,4% (frente a comparação anterior), de acordo com boletim divulgado hoje (dia 24), pelo Cepea/Usp.
Com isso, na média Brasil líquida, o valor do litro foi de R$ 2,54, o que corresponde a um aumento de 11,8%, em termos reais, em relação a maio de 2021.
Já nos cinco primeiros meses de 2022, o leite no campo acumulou alta de 14,5%. De acordo com pesquisadores do Cepea, a valorização ocorre diante da menor oferta, consequência do período de entressafra da produção, que ocorre sazonalmente entre o outono e o inverno.
Ainda de acordo com o boletim do Cepea, a entressafra este ano ainda sente os reflexos das climáticas provocadas pela La Niña, no final de 2021, que prejudicou a qualidade da silagem do manejo nutricional dos animais.
Com isso, o Índice de Captação Leiteira (ICAP-L) do Cepea caiu 3,7% entre março e abril, acumulando recuos de 8,2% desde o início de 2022.
Alta deve seguir em junho
As prévias de junho apontam para continuidade do movimento altista, com estimativas de um aumento no preço do leite captado e pago de 5% na “Média Brasil” líquida no mês.