Aves e suínos podem competir com plant based?

Pesquisa da ABPA mostra que apenas 3% dispensam proteína animal na dieta

|
Prato de estrogonofe suíno. (Crédito - ABPA)

Prato de estrogonofe suíno. (Crédito - ABPA)

07deJulhode2022ás08:44

“Quando se fala em proteínas e comidas alternativas, acredito numa relação de coexistência, há espaço para todos, inclusive temos associados, como a BRF e a Seara, que também estão com uma linha plant based”, afirma Luis Rua, diretor de mercados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), que reúne os segmentos de aves e suínos. Ele acredita que outras empresas também estejam caminhado para isso.

A maioria dos produtos de origem vegetal que o diretor tem observado na sua área e que levam nome relacionado a animal são de aves, enquanto que de suínos diz não ter visto quantidade relevante.

A ABPA entende que ainda são produtos de um nicho de mercado. Para comprovar, Rua fornece dados de pesquisa realizada pela entidade ano passado com 2.500 consumidores de todo o País.

Os que não consomem frango, suínos ou ovos por serem vegetarianos ou veganos não chegaram a 3% dos entrevistados, “é um pouco a mais que a pesquisa anterior, mas ainda é quantidade pequena”, avalia. Os que consomem ovos foram 96%, frango 94% e suínos 80%.