Embrapa cria sistema digital para facilitar avaliação de orgânicos

Agricultores já testaram versão beta da tecnologia; objetivo é facilitar processo de certificação

|
Embrapa cria sistema digital para facilitar avaliação de orgânicos
12deJulhode2022ás11:44

Não raras vezes os agricultores de orgânicos relatam dificuldades no processo de certificação de seus alimentos, bem como no preenchimento dos documentos de avaliação de conformidade. 

Pensando nisso, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) desenvolveu um sistema digital para auxiliar os produtores, com versões para o celular ou computador e uso mesmo quando o produtor está offline.

A tecnologia, que já teve uma versão beta testada por agricultores, pretende facilitar o processo de avaliação ao simplificar a forma de atualização dos dados e o armazenamento dos documentos para conformidade orgânica.

A ideia também é permitir o uso restrito pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para extrair as informações necessárias da plataforma, agilizando o processo.

De acordo com a pesquisadora da Embrapa Territorial, Gisele Vilela (foto), que coordena o desenvolvimento do sistema, a demanda atende ao pedido dos produtores, uma vez que o preenchimento do selo orgânico sempre é motivo de dúvidas nas oficinas realizadas.