Holanda: protesto de agricultores tem apoio dentro e fora do setor

Mobilização avança para outros países na Europa contra "alienação" ambientalista

Protesto avançou para Itália, Alemanha e Polônia e recebeu apoio de personalidades. (foto - Getty Image)

Protesto avançou para Itália, Alemanha e Polônia e recebeu apoio de personalidades. (foto - Getty Image)

13deJulhode2022ás16:58

Agricultores europeus deram um basta a políticas ambientais "non sense" e iniciaram uma onda de protestos em vários países do Velho Continente contra exigências vistas como distorcidas e fora da realidade.

A mobilização começou na Holanda, no ultimo dia 4 de julho, e avançou para a Itália, Polônia e Alemanha, além de haver ganho apoio dos bombeiros, intelectuais de diferentes partes do mundo e até mesmo da estrela do rock, Mick Jagger, que os defendeu em um show em Amsterdã.

O estopim foi o plano do governo holandês de reduzir as emissões de óxido de nitrogênio em 50% até 2030. Na prática, a pecuária teria de diminuir sua produção em 30% e a agricultura cortar o uso de fertilizantes. A punição para o descumprimento inclui até intervenção estatal nas propriedades.

O protesto começou com bloqueios de estradas, ruas e centros de distribuição em várias cidades. Vários engarrafamentos foram relatados nas estradas do leste do país e nas rotas de balsa no norte.

Medições imprecisas

O governo defende a necessidade de reduzir as emissões da produção de animais e da utilização de amoníaco nos fertilizantes para que o país possa atender as metas impostas pela União Europeia.