Receita define prazos para declaração de imóveis rurais 2022

DITR 2022 poderá ser entregue entre 15 de agosto e 30 de setembro

Por |
Proprietários tem até 30 de setembro para enviar declaração sem pagar multa. Crédito da imagem: banco Freepik.

Proprietários tem até 30 de setembro para enviar declaração sem pagar multa. Crédito da imagem: banco Freepik.

27deJulhode2022ás10:47

 A Receita Federal definiu entre 15 de agosto e 30 de setembro o prazo para envio da declaração de imposto sobre propriedade territorial rural (DITR) em 2022. 

A DITR deve ser encaminhada por meio do programa gerador da Declaração do ITR (Programa ITR 2022), que será disponibilizado no site da Receita Federal.

Além disso, continua sendo possível a utilização do Receitanet para a transmissão da declaração, ou ainda a entrega da declaração gravada em conector USB em uma unidade de atendimento da Receita Federal.

Este ano, o contribuinte poderá realizar o pagamento do imposto por transferência eletrônica de fundos, utilizando os sistemas eletrônicos das instituições financeiras autorizadas pela Receita Federal; outra emissão da Darf. 

A DITR é composta pelo Diac – Documento de Informação e Atualização Cadastral do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural; e pelo Diat – Documento de Informação e Apuração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural.

Segundo a receita federal, as informações prestadas por meio do Diac da DITR não serão utilizadas para fins de atualização de dados cadastrais do imóvel rural no Cafir (Cadastro de Imóveis Rurais).

O contribuinte cujo imóvel rural já esteja inscrito no Cadastro Ambiental Rural (CAR) deve informar na DITR 2022 o respectivo número do recibo de inscrição. 

Atrasos

Instrução normativa publicada ontem (dia 26) definiu também multa de R$ 50 (mínimo) ou de 1% ao mês-calendário calculado sobre o total do imposto devido para quem atrasar na entrega.

Já em casos de erros, após a entrega, é possível enviar uma declaração retificadora, sem interromper o pagamento do imposto apurado na DITR original.

A DITR retificadora deve conter todas as informações anteriormente declaradas mais as devidas correções. É necessário informar o número do recibo de entrega da última DITR de mesmo exercício.

 

Cargando...