Rússia reduz produção de fertilizantes em 2022

Dados do Serviço Federal de Estatísticas do país, apontam queda de 7,6% na produção de insumos minerais

Por |
Russia vai limitar exportações de enxofre a partir de agosto. (Foto: Getty Images)

Russia vai limitar exportações de enxofre a partir de agosto. (Foto: Getty Images)

28deJulhode2022ás15:43

Em guerra com a Ucrânia, a Rússia acompanha atentamente as movimentações mundiais na demanda de fertilizantes minerais e reflexos do conflito em sua produção.

Dados recentemente divulgados pelo Serviço Federal de Estatísticas do país, e publicados pelo (dia 27) pelo site Fertilizer Daily, apontam que no primeiro semestre de 2022, a produção de nitrogênio, fósforo e potássio na Rússia diminuiu 7,6%, sendo de 12,3 milhões de toneladas no primeiro semestre.

Ao mesmo tempo, houve uma queda acentuada na produção de amônia – de 17,6% para 8,8 milhões de toneladas.

Já produção de enxofre, pelo contrário, aumentou 4,2% para 3,1 milhões de toneladas . 

“A diminuição da produção de fertilizantes minerais na Rússia se deve à ação de sanções ocidentais contra ela, o que dificultou sua exportação para o mercado mundial e ao mesmo tempo a importar de peças de reposição para equipamentos de fábricas química”, avaliou o Fertilizer Daily.

 “Ainda assim, a situação deve melhorar nos próximos meses: a oferta de fertilizantes minerais no exterior está sendo restabelecida, enquanto a importação de componentes é gradativamente redirecionada da Europa e dos EUA para a China, ou seja, será realizada em paralelo importações.”

Cotas para exportação de enxofre

Porém, e apesar do crescimento na produção de enxofre, o Comitê de Regulamentos da Pauta Aduaneira da Rússia aprovou a introdução de cotas para a exportação de enxofre como medida de proteção para a agricultura doméstica.

Isso significa uma limitação das vendas, entre 10 de agosto a 31 de dezembro, estipulada em 1,1 milhão de toneladas.

“80% do enxofre na indústria vai para a produção de ácido sulfúrico. Por sua vez, 78% do ácido sulfúrico é utilizado para a fabricação de fertilizantes minerais. Para controlar os preços dessa matéria-prima, foi proposto limitar a exportação”, disse Vitaly Korolev, vice-chefe do Serviço Federal Antimonopólio ao Fertilizer.

Vitaly ainda explicou que, além da limitação no valor de 1,1 milhão de toneladas até o final de 2022,  e Rússia irá “fixar os preços de venda do enxofre para a produção de fertilizantes minerais em nível não superior à média preços prevalecentes em maio julho de 2021, como foi feito com os preços de fertilizantes minerais.”

Cargando...