Rússia aceita liberar exportações de grãos da Ucrânia

Acordo foi assinado sob moderação da ONU e da Turquia

|
Região do Mar Negro possui um importante papel no sistema alimentar global. (foto - ONU)

Região do Mar Negro possui um importante papel no sistema alimentar global. (foto - ONU)

22deJulhode2022ás14:56

Rússia e Ucrânia assinaram um acordo para a retomada das exportações de grãos ucranianos e insumos russos pelo Mar Negro. Este é o primeiro grande entendimento assinado pelos países desde que começou a invasão da Rússia na Ucrânia em 24 de fevereiro.

Com o controle russo a cidades portuárias, o fluxo da exportação de grãos ucranianos foi interrompido. Segundo estimativas, pelo menos 20 milhões de toneladas de grãos estariam retidas desde então.

O documento foi firmado, nesta sexta-feira, em Istambul, na Turquia, com a presença do secretário-geral da ONU, António Guterres, e do presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdoğan.

Interesses comuns

Na cerimônia para oficializar o acordo, o chefe das Nações Unidas agradeceu o suporte das autoridades turcas. Para ele, a intermediação e persistência do presidente Recep Erdogan, também presente no evento, foram essenciais em todas as etapas deste processo.

Aos representantes russos e ucranianos, Guterres elogiou a capacidade de superar obstáculos e “deixar de lado as diferenças” para seguir com o acordo que deve servir aos “interesses comuns de todos”.