ABPA prevê maior produção de aves e suínos em 2022

Entidade também projeta crescimento para 2023 nos dois segmentos

|
Brasil deve produzir 14,5 milhões de toneladas de carne de frango em 2022. (Foto: Getty Images)

Brasil deve produzir 14,5 milhões de toneladas de carne de frango em 2022. (Foto: Getty Images)

28deJulhode2022ás16:58

A produção brasileira de carne de frango poderá crescer até 1% em 2022, na comparação com 2021, e alcançar 14,5 milhões de toneladas. 

Também a oferta da carne suína deve ser maior este ano, com alta de até 5%, somando 4,95 milhões de toneladas.

As informações são da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) que apresentou hoje (dia 27) suas projeções para produção, exportações e consumo na avicultura e suinocultura do Brasil em 2022 e 2023.

De acordo com a ABPA, a disponibilidade da carne de frango no mercado interno também deverá terminar em níveis positivos, com elevação de até 0,5% em 2022, alcançando 9,78 milhões de toneladas

“Os produtores têm mantido a disponibilidade interna de produtos, o que sustentou os níveis per capita. Os programas de auxílio à renda que chegarão ao mercado ainda este ano deverão incrementar o poder de compra da população”, analisou o presidente da ABPA, Ricardo Santin, em nota.

Crescimento das exportações

Já as exportações de aves, conforme a ABPA, deverão alcançar neste ano até 4,9 milhões de toneladas, número 6% maior que o registrado no ano anterior.

“A questão sanitária internacional ainda deve pressionar o comércio global de carne de frango. Novos focos de influenza aviária foram identificados entre os grandes produtores, sustentando a demanda de grandes exportadores livres da enfermidade, como é o caso do Brasil.”, avaliou Santin.

Para ele, outros fatores que contam são: “redução da participação da Ucrânia no comércio internacional, a retirada das tarifas de importação do México até o próximo ano, a forte demanda filipina e a redução temporária das tarifas sul-coreanas de importação também impactarão no saldo das exportações”, completa Santin.