Biológicos serão 85% dos insumos em 15 anos, diz professor

Demanda de produção sustentável cresce e uso de produtos biológicos se torna ainda mais necessário

|
Bioinsumos podem trazer eficiência, custos mais baixos e sustentabilidade. (foto - Embrapa)

Bioinsumos podem trazer eficiência, custos mais baixos e sustentabilidade. (foto - Embrapa)

29deJulhode2022ás10:06

Os insumos biológicos vão responder por até 85% dos insumos agrícolas em 15 anos. A afirmação é do professor Sergio Miguel Mazaro, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), especialista em fitopatologia e Manejo Biológico.  

Os bioinsumos são micro ou macroorganismos que vem ganhando espaço na agricultura por vantagens como eficiência, custos mais baixos e sustentabilidade tanto para controle de pragas e doenças como para fertilização do solo.

“Hoje usamos 85% de produtos químicos e 15% de produtos biológicos. Existe uma estimativa de que, em 15 anos, vamos usar 85% biológicos e 15% de químicos”, diz o Dr. Mazaro.

Ele explica que esta estimativa é reflexo de questões como, por exemplo, a perda da eficiência de fungicidas. “Com o passar do tempo ocorreu o processo de seleção de patógenos e atualmente vários produtos estão funcionando muito pouco”.

Outro ponto que o professor cita é os desafios fitopatológicos, como a questão de fungos de solo e nematoides. “Os fungicidas, quando aplicados na parte aérea, não conseguem chegar ao solo, nem atingir o sistema radicular. Então não atingem o alvo biológico. Neste sentido, a única forma de controle é com o manejo das culturas e uso de biológicos”.

Uma terceira questão levantada pelo especialista é que a demanda por um processo de produção mais sustentável está cada vez maior. “E é ai que o uso de biológicos ganha força e entra no manejo e trazendo mais eficiência”.