Na fronteira: Mapa apreende 2 mil bovinos irregulares

Operação combate crimes no limite entre Mato Grosso do Sul, Bolívia e Paraguai

Por |
Força-tarefa fiscalizou municípios que fazem fronteira com Bolívia e Paraguai. (Foto: Mapa)

Força-tarefa fiscalizou municípios que fazem fronteira com Bolívia e Paraguai. (Foto: Mapa)

02deAgostode2022ás09:54

Realizada na segunda quinzena de Julho, a operação Ágata Oeste 2022, encontrou mais de 2 mil bovinos em situação irregular no Mato Grosso do Sul. 

Entre os dias 18 e 28, a ação, que contou com fiscais de órgãos federais e estaduais, incluindo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), buscou combater crimes transfronteiriços.

Ela foi realizada simultaneamente com a Operação Ronda Agro 22, do Mapa. No total, foram fiscalizados 96.147 animais, em 39 propriedades rurais e 135 veicúlos. 

Além da apreensão dos bovinos que estavam irregulares, os fiscais encontraram cerca de 2,9 toneladas de produtos de origem animal irregulares, duas embalagens de produtos de uso veterinário proibidos e duas de defensivos ilegais.

“Se considerarmos que o trânsito irregular de mercadorias agropecuárias é a principal forma de introdução de pragas e doenças em áreas livres, as ações de combate a ilícitosse tornam fundamentais para a saúde dos rebanhos e sanidade das lavouras brasileiras”, reforçou o auditor fiscal federal agropecuário Marcos Eielson. 

Risco Sanitário

Para o gerente de Controle e Operações da Iagro, Marco Aurélio Guimarães, as operações integradas são altamente efetivas no combate de atividades ilícitas e de grande risco sanitário para o Estado do Mato Grosso do Sul.

 “A ação realizada em julho previne a reintrodução de doenças no estado, que está a caminho do reconhecimento da situação de Livre de Febre Aftosa sem vacinação”, destacou.

Ao todo foram emitidos 56 autos de infração, que resultaram em um prejuízo aos infratores de aproximadamente R$ 1 milhão em multas e R$ 44 mil em apreensões.

A Ágata Oeste 2022 faz parte do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF) e teve foco nas fronteiras da Bolívia e do Paraguai.

Cargando...