Previsão para agosto: vem frio por ai?
Segundo Inmet, em agosto clima predominante terá temperaturas acima da média
Por |
Inmet prevê temperaturas médias elevadas para o Norte e Nordeste. (Foto: br.freepik.com)
Depois de um mês de julho com os termômetros acima da média, é normal o questionamento: e agosto?
O Inmet prevê temperaturas médias elevadas para o Norte, Nordeste, norte do Mato Grosso e centro-oeste do Mato Grosso do Sul, com termômetros acima dos 24°C (conforme indicado em laranja na figura).
No leste da Região Nordeste, as temperaturas deverão ser mais amenas, devido a persistência de dias chuvosos, com temperaturas que vão variar entre 24° e 26°C (indicado em cinza no mapa – veja figura 1b).
Para a Região Sul, as temperaturas mais elevadas ocorrerão no Paraná, enquanto em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, a tendência é de temperaturas médias entre 18 e 20°C.
Porém, os meteorologistas não descartam a possibilidade de entrada de massas de ar frio, que poderão acarretar em queda das temperaturas mínimas e favorecer a ocorrência de geadas em áreas serranas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, assim como no sul de Minas Gerais e no Vale do Paraíba.
Arte Inmet
Previsão também é de pouca chuva
A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para o mês de agosto indica registros de pouca chuva ou abaixo da média na maior parte do Brasil.
A região do Matopiba, que engloba os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia; e a divisa de Minas Gerais e de Goiás, assim como o leste do Mato Grosso, deverão ter acumulados inferiores a 80 mm e, em algumas localidades, pode não ocorrer registro de chuva.
Por outro lado, a tendência é de chuvas acima da média para o noroeste da Região Norte, costa leste da Região Nordeste, divisa dos estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná, além da parte central de Santa Catarina, com volumes previstos acima dos 120 mm.