Brasil ampliará área de soja pela 16ª safra seguida

Previsão da Datagro estima produção potencial de 151,82 milhões de toneladas em 22/23

|
Plantações soja devem avançar sobre áreas de cana-de-açúcar e pastagens nesta temporada. (foto - Getty Image)

Plantações soja devem avançar sobre áreas de cana-de-açúcar e pastagens nesta temporada. (foto - Getty Image)

05deAgostode2022ás11:07

A consultoria Datagro prevê incremento de área pelo 16º ano consecutivo para a safra de soja 2022/23 no Brasil. A análise preliminar indica que a área total destinada à cultura deve passar de 41,79 milhões de ha na temporada 2021/22 para 43,02 mi de ha, aumento de 3% e novo recorde para a cultura.

“Vale destacar que esses números são preliminares, e que qualquer reação mais brusca das cotações nos próximos 60 dias pode trazer alteração nessa proporção de aumento, uma vez que há forte predisposição dos produtores em direção à soja”, observa Flávio Roberto de França Junior, coordenador de Grãos da Datagro.

A princípio, considerando a manutenção predominante de positivo nível tecnológico sobre as lavouras, a produção potencial é de 151,82 milhões de toneladas. Em caso de confirmação, esse volume médio seria 20% superior aos 126,58 mi de toneladas da revisada e prejudicada safra colhida neste ano.

Levantamento feito com os sojicultores indica aumento da área em praticamente todo o Brasil, mas de forma mais intensa nos estados da região Norte, Nordeste e Centro-Oeste.