Projeto Hubtech: mais tecnologia na agricultura familiar
Portaria publicada no DOU pelo Mapa institui plataforma para auxiliar produtores no uso de novas técnicas
|Estão previstos 27 Hubs Virtuais em 11 estados e no Distrito Federal. (Foto: Mapa)
O projeto Hubtech da Agricultura Familiar, instituído ontem (dia 17), na portaria nº 287, publicada no Diário Oficial da União, pelo Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, visa fortalecer a agricultura familiar a partir do uso de novas tecnologias.
A ideia é ser uma plataforma que sistematize e disponibilize conhecimentos do agro para técnicos de extensão, produtores e demais membro da cadeia, sob responsabilidade da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo.
O projeto propõe como “base” o desenvolvimento de arranjos institucionais, chamado Hubs Virtuais, para concentrar o conteúdo agropecuário, dividido por cadeias produtivas, reunindo desde dados até materiais educativos.
Atualmente, estão previstos 27 Hubs Virtuais – já em estruturação – nos estados de Goiás, Tocantins, Bahia, São Paulo, Pernambuco, Piauí, Ceará, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Mato Grosso e no Distrito Federal.
Ainda segundo a portaria, os hubs serão “como ferramentas capazes de catalisar esforços de organizações públicas, privadas e não-governamentais, visando à criação de ambientes virtuais com informações consolidadas de diferentes instituições.”