Usina eleva em 40% produtividade de colheitadeiras de cana

Cada máquina passou a alcançar 980 toneladas por dia em média nessa safra

Grupo anunciou projeto de irrigação plena de seus 30 mil hectares de cana. (foto - divulgação)

Grupo anunciou projeto de irrigação plena de seus 30 mil hectares de cana. (foto - divulgação)

26deAgostode2022ás12:47

A Bevap Bioenergia, grupo do setor sucroalcooleiro sediado na cidade de João Pinheiro, Minas Gerais, elevou 40%, em menos de um ano, o volume diário colhido de cana-de-açúcar por cada colheitadeira ao adotar uma tese de colheita “just in time”.

Fundado em 2007, o grupo possui 30 mil hectares de cultivo de cana-de-açúcar, sendo cerca de 20 mil hectares de áreas próprias e o restante de fornecedores parceiros.

Nesta escala, cada minuto de aproveitamento da frota é importante. “Nossa tese de colheita otimiza o aproveitamento do maquinário e da frota em geral tanto em trajeto e velocidade, como em disponibilidade”, conta o CEO da Bevap, Newton Santana.

Em números, cada colheitadeira alcançou 640 toneladas por dia na safra passada e, na atual, a média está em 980 toneladas máquina/dia ou 53,1% mais. Como a safra ainda está em curso, a expectativa conservadora sobre este indicador até o final da temporada é de 40% de aumento.

“É um crescimento excelente. Ele deve-se a uma série de fatores como topografia, desempenho da equipe, densidade de plantas e manutenção das máquinas, mas o alcançamos, principalmente, pela nossa tese de plantio e tecnologia”, conta.