Serasa Experian: 89,4% dos produtores estão aptos a contratar crédito rural

Ferramenta tecnológica eleva o número de proprietários habilitados a ter financiamento

|
Produtores do Nordeste e com mais de 60 anos seriam os mais beneficiados. (Foto - Shutter Stock)

Produtores do Nordeste e com mais de 60 anos seriam os mais beneficiados. (Foto - Shutter Stock)

05deSetembrode2022ás10:26

A Serasa Experian revelou que 89,4% dos produtores rurais brasileiros estão aptos a receber crédito agrícola. A conclusão resulta da análise de uma amostra de dados de 3 milhões de donos de propriedades que realizam transações ou operações linhas de crédito e seguro agrícola.

Segundo a empresa, a metodologia empregada incluiu 38,3% desse total de produtores que estariam inaptos se fossem empregados sistemas de avaliação de crédito convencionais.

Chamada Agro Score, a solução recentemente lançada pela Serasa Experian considera em sua análise o desempenho do produtor rural no mercado financeiro de cooperativas de crédito, comércio atacadista, indústrias de agronegócio, insumos, fertilizantes, maquinário agrícola, entre outros indicadores.

“Se com o modelo tradicional utilizado pelo mercado, cerca de 61,1% desses trabalhadores teriam acesso a um crédito de qualidade, a expertise do Agro Score foi capaz de aumentar esse percentual para até 89,4%. Ou seja, para cada 1.000 produtores rurais, cerca de 611 estariam aptos ao crédito com o modelo comum de análise. Ao passo que, com o novo Score específico para o agronegócio, esse número cresce para até 894.”, explica o Head de Agronegócio da Serasa Experian, Marcelo Pimenta.