Startup usa bactéria para ajudar sementes contra estiagem
Produto, já disponível para agricultores, amplia resistência hídrica das plantas
|Diego Genório em testes com o fluídos aplicado em plantação de milho em Uberlândia-MG. (foto - divulgação)
Não é preciso ser “do agro” para saber da importância das questões hídricas nas lavouras. Afinal, “pouca água” e “muita água” são expressões que não raramente surgem acompanhadas de grandes prejuízos aos produtores.
Neste cenário, a startup brasileira Biodiversita desenvolveu uma tecnologia que utiliza bens microbianos para auxiliar as plantas em períodos estiagem, tornando-as mais tolerantes em situações de falta de água.
O produto, que é, basicamente, uma “mistura de bactérias”, vem sendo utilizado com sucesso em plantações de milho, soja e cana-de-acúcar.
“Quando aplicado nas sementes, o suco de plantio acarreta em respostas fisiológicas como, por exemplo, plantas mais tolerantes a falta de água. Nos testes nos campos conseguimos ver que essas mudas “ganham” alguns dias a mais de resistência”, explica Diego Genório.
Biólogo formado pela Esalq, com mestrado na USP, e doutorado na Embrapa Meio Ambiente, ambos na área de Microbiologia com ênfase em micro-organismos fotoautotróficos, Genório é o co-fundador da Biodiversita.