Dia da Árvore: sensor inteligente identifica e previne incêndios florestais

Equipamento usa inteligência artificial para evitar prejuízos sociais, ambientais e econômicos

DIF consegue detectar os incêndios florestais durante os estágios iniciais com uso de inteligência artificial. (foto - divulgação)

DIF consegue detectar os incêndios florestais durante os estágios iniciais com uso de inteligência artificial. (foto - divulgação)

21deSetembrode2022ás10:08

A startup iNeeds disponibiliza um sensor para identificar e prevenir incêndios florestais. O equipamento avalia diversos indicadores, como temperatura, umidade e pressão do ar, entre outros, e, assim, pode evitar grandes prejuízos sociais, econômicos e ambientais.

Pedro Curcio, fundador da iNeeds, ressalta que devido os incêndios acontecerem frequentemente, sejam eles naturais, como a queda de um raio, ou para limpeza de pastos, é extremamente importante tomar iniciativas para que o fogo não se espalhe.

Curcio explica que o DIF, Detector de Incêndios Florestais Ineeds, pode ser programado para conseguir detectar os incêndios florestais durante os estágios iniciais com uso de inteligência artificial.

Tais recursos permitem a identificação de focos de queimada mesmo durante a fase de combustão lenta, nos primeiros minutos, já que monitoram o microclima, medindo temperatura, umidade e pressão do ar.