Brasil abre mais 43 mercados agro para exportação em 2022

A China, por exemplo, concedeu autorização para 47 empresas brasileiras do setor de amendoim

|
Neste momento, 47 empresas brasileiras foram autorizadas a exportar amendoim para a China. (foto - Mapa)

Neste momento, 47 empresas brasileiras foram autorizadas a exportar amendoim para a China. (foto - Mapa)

23deSetembrode2022ás14:55

Com o "ok " da China para o amendoim brasileiro, dado nesta semana após conclusão do processo de etapas técnicas, o Brasil chegou a 43 novos mercados abertos para os produtos agropecuários em 2022 até setembro. 

A informação é do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) que contabiliza, desde 2019, a soma de 229 novos mercados, para um total de 54 países, sendo 26 asiáticos, 19 americanos, oito africanos e um na Oceania. 

Segundo o Mapa, os números são resultados da atuação do governo brasileiro em prol da diversificação de possibilidades de exportação para os produtores nacionais.

As aberturas de mercados são resultado de negociações bilaterais e do desenvolvimento de atividades de promoção comercial e de divulgação, segundo o ministro Marcos Montes. 

"Isso mostra que a nossa segunda safra, que é do amendoim, do gergelim e do sorgo, começa a ter espaço nas nossas exportações", também destacou ele, para que a abertura do novo mercado irá propiciar ampliação das exportações do produto, geração de empregos e renda no Brasil.