A história do imigrante que criou o arroz mais famoso do Brasil
Marca Tio João foi desenvolvida por um português chamado Joaquim
|A empresa possui seis unidades industriais, em quatro estados diferentes, além de 8 unidades de distribuição em oito unidades da federação. (foto - divulgação)
A história da Tio João, a marca mais conhecida de arroz no Brasil, começou há exatos 100 anos com um português chamado Joaquim. Sim, em 1922, o imigrante Joaquim Oliveira fundava, em Pelotas, no Rio Grande do Sul, a empresa Josapar.
Ele começara sua trajetória em 1918 como funcionário de um armazém – que acabou comprando - na mesma cidade. A iniciativa também trouxe os primeiros ganhos e possibilitou a vinda de seus outros irmãos, que juntos, deram sua contribuição aos negócios da família.
Aos poucos, a atuação da empresa foi aumentando e abriram-se novas frentes de atuação em outros estados. Primeiro, Joaquim apostou no café, seguido pela distribuição do açúcar, no período da Segunda Guerra Mundial.
Durante a Segunda Guerra Mundial, vivendo em uma região com muito gado, onde frigoríficos e charqueadas não utilizavam os restos de ossos e cartilagens, Joaquim e os irmãos adquiriram uma fábrica de resinas.
A unidade havia sido desapropriada pelo Governo Federal de alemães por questões políticas e os portugueses passaram a fabricar colas de baixo custo à base dessas cartilagens e, com os resíduos de ossos, lançaram no mercado o novo adubo Supremo.
Afinal, quem foi o João?
Apenas mais tarde, por volta dos anos 1950, que os negócios começaram a caminhar para o mercado de arroz. Após uma viagem aos Estados Unidos, a família voltou encantada com o Uncle Ben's.
Os Oliveira decidiram repetir a fórmula no Brasil e criaram o arroz Tio João, por sugestão de uma irmã de Joaquim, a Sra. Necy Oliveira que teria casado com um estadunidense e morado naquele país.