Sistema amplia até 40% produtividade do milho 2ª safra

Segundo Embrapa, experimentos demostraram um ganho de até 46 sacas por hectare

|
Método é estudado há 13 anos. (foto - Embrapa)

Método é estudado há 13 anos. (foto - Embrapa)

04deOutubrode2022ás14:05

Experimentos conduzidos pela Embrapa em plantações de Goiás, Minas Gerais, Paraná e São Paulo, a partir do uso do Sistema Antecipe, demonstraram um ganho de até 46 sacas de milho segunda safra por hectare. 

Segundo a Embrapa, os ganhos médios diários de produtividade foram entre 1,5 e 2,3 sacas por hectare com a antecipação do plantio do milho na cultura da soja obtidos com o Antecipe, cuja proposta é o cultivo intercalar.

O sistema, desenvolvido pela Embrapa, propõe o plantio da segunda safra do cereal em até 20 dias antes da colheita da soja.

“É importante salientar que o Sistema Antecipe não visa à substituição do cultivo do milho segunda safra hoje implantado no Brasil. Todos os resultados gerados até agora demonstram que essa técnica ajuda na redução de riscos do milho semeado fora do calendário agrícola preconizado pelo Zarc”, explica Décio Karam. 

O pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo (MG) apresentou dados do Antecipe durante o 33º Congresso Nacional de Milho e Sorgo (CNMS) e garantiu que a técnica cada vez mais se consolida como uma solução eficiente para diminuir os efeitos causados pelas incertezas do clima na segunda safra.

Segundo ele, os resultados mais expressivos foram obtidos na segunda safra de 2021 em um experimento conduzido em Rio Verde (GO), no qual o Antecipe entregou 46 sacas de milho por hectare a mais na mesma área.