Produtor confirma ganho de 30% com luz artificial em grãos
Fazenda Bonança, do grupo Marfrig, obteve resultados efetivos com a tecnologia nas culturas de soja e milho
|"Testamos as lâmpadas e selecionamos as melhores e aí apareceu um resultado fantástico!", diz o produtor Arnaldo Eijsink. (foto - divulgação)
A solução de suplementação luminosa desenvolvida pela Nortel, em parceria com a Signify (Philips), Esalq/USP e Agropecuária Jacarezinho registrou resultados efetivos para os cultivos de milho e soja.
O produtor Arnaldo Eijsink, proprietário da Fazenda Bonança, no interior de São Paulo, teve um aumento de produtividade de mais de 20% na soja e 30% no milho, comparando a área testada com as demais sem aplicação.
De acordo com o produtor, qualquer plantio irrigado de grãos está sujeito aos benefícios da tecnologia. “Iniciamos com quatro culturas em 2021. Testamos, já estamos no segundo ano, indo para a terceira colheita e o resultado foi fantástico”, afirma Eijsink.
Segundo ele, foi um aprendizado ver qual é a melhor luz para ter o máximo possível de aproveitamento e produtividade. “Imaginamos uma bateria com energia solar em cima do eixo do pivô para captar energia da bateria e iluminar as plantações no período da noite. Essa tecnologia já é utilizada para a produção de flores”, comenta.
O produtor relembra que, no primeiro ano, foram testadas diversas qualidades de lâmpadas para descobrir qual delas daria maior produtividade. “Envolvemos a Esalq/USP, por meio da pesquisadora Simone Mello, de Piracicaba, para nos ajudar a desenvolver e fazer uma pesquisa muito bem elaborada. Tivemos resultados muito positivos, uma produtividade de mais de 20% na soja e 30% no milho”.