CNA debate financiamento privado no agro

Esgotamento dos recursos do Governo Federal em linhas de custeio faz produtor buscar alternativas

|
Especialistas falam sobre opções privadas para financiamentos do agro. (foto - CNA Brasil)

Especialistas falam sobre opções privadas para financiamentos do agro. (foto - CNA Brasil)

13deOutubrode2022ás14:59

Em um cenário de constante elevação de custos e possível esgotamento dos recursos direcionados pelo Governo Federal para linhas de investimento e custeio – mesmo com apenas três meses da safra 2022/2023 – estudar a viabilidade de financiamentos privados é essencial.

Não por coincidência, a Confederação da Agricultura e Pecuária Brasileira (CNA) Brasileira realizou, na última terça-feira (dia 11), uma live para orientar produtores sobre instrumentos privados voltados ao setor agropecuário.

“O mercado privado tem sido uma oportunidade para os produtores financiarem suas atividades”, assegura o assessor técnico da CNA, Guilherme Rios, moderador do encontro.

Ele conversou com o advogado e presidente do Instituto Brasileiro de Direito Administrativo (IBDA), Renato Buranello, e o diretor de Produtos Balcão e Novos Negócios da B3, Fabio Zenaro.

Este último afirmou que o “apetite das empresas do agro” no mercado de capitais tem aumentado. “Muitas empresas têm buscado os Certificados de Recebíveis Agrícolas (CRAs) como forma de financiamento”, diz Zenaro, citando que, somente em 2022, a B3 teve um incremento de mais de 110% no volume de emissões de CRAs