Lula confirma Haddad na Fazenda e mais quatro ministros
Demais nomes da equipe ministerial, inclusive da Agricultura, devem ser apresentados na próxima semana
|Na semana passada, Lula disse que estava com “80% do ministério na cabeça”. (foto - Marcelo Camargo/Agência Brasil)
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva anunciou os cinco primeiros ministros do futuro governo no Centro Cultural Banco do Brasil, onde está instalado o Gabinete de Transição. Apesar de grande expectativa do agronegócio, o nome do próximo ministro da Agricultura ainda não foi revelado.
Fernando Haddad, ex-ministro da Educação e candidato a presidente derrotado nas eleições presidenciais de 2018, foi confirmado no Ministério da Fazenda.
Até o momento, este nome era o mais ventilado para o cargo, apesar dos questionamentos de analistas do mercado, que defendiam um quadro menos político. Assim, a nomeação de Haddad é recebida "com cautela" pelo mercado.
Entre os outros nomes, Rui Costa, governador da Bahia até dezembro, será ministro chefe da Casa Civil; e Mauro Vieira, ex-embaixador do Brasil na Croácia, ministro das Relações Exteriores.
Também foram nomeados José Múcio Monteiro, ex-ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) e ex-ministro de Relações Institucionais, ministro da Defesa; e Flávio Dino, senador eleito pelo Maranhão, Ministro da Justiça e Segurança Pública.
Segundo Lula, alguns nomes foram antecipados para que possam montar as equipes. “Preciso que algumas pessoas comecem a trabalhar para montar a estrutura do governo e para que o governo comece a funcionar”, disse.