Conab mantém estimativa em 310,6 milhões de grãos na safra 2022/2023
Bom desempenho das lavouras no Centro-Oeste compensou perdas no Sul, que sofre com estiagem
|Conab prevê que 1ª safra de milho tenha incremento na produção é de 5,7% em relação ao volume obtido na safra 2021/22. (foto - Sistema CNA/Senar)
Mesmo com o clima adverso registrado durante o desenvolvimento da primeira safra, principalmente no Rio Grande do Sul, a produção de grãos para o ciclo 2022/23 está estimada em 310,6 milhões de toneladas, de acordo o 5º Levantamento da Safra de Grãos 2022/23, divulgado hoje (dia 8).
A nova projeção da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) apresenta leve reajuste na comparação com o volume previsto no mês passado, de era de 310,9 milhões.
Isso porque, apesar das previsões de queda no Sul, especialmente nas culturas de soja e milho, por conta da estiagem, o desempenho das lavouras no Centro Oeste foi beneficiado pelo clima, impedindo uma redução maior na atual projeção nacional.
“Em Mato Grosso as produtividades obtidas para a soja, por exemplo, têm sido superiores às previstas”, explica o presidente da Companhia, Guilherme Ribeiro.
Desta forma, o a proução de 2022/23 aponta para um incremento de 38,2 milhões de toneladas em relação à temporada anterior.
Clima e a Soja
Principal grão cultivado, a soja deve atingir uma produção de aproximadamente 152,9 milhões de toneladas, segundo a nova projeção da Conab.