Setores de carnes e café seriam mais favorecidos com Acordo Mercosul e União Europeia

Estudo inédito da ApexBrasil revela oportunidades para o agro e demais setores econonômicos

|
Entre os países, Itália, Alemanha e Países Baixos podem ter maiores oportunidades aos exportadores brasileiros. (foto - ilustrativa)

Entre os países, Itália, Alemanha e Países Baixos podem ter maiores oportunidades aos exportadores brasileiros. (foto - ilustrativa)

14deFevereirode2023ás17:17

O que o agro brasileiro pode ganhar com o acordo Mercosul – União Europeia? Esta é uma das perguntadas levantadas (e respondidas) em estudo inédito da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

A pesquisa, na verdade, concentra-se nas oportunidades para as exportações brasileiras caso o acordo, cujas negociações já duram 20 anos, finalmente seja colocado em prática – e não só no agro.

“A possível implementação desse acordo constituirá uma das maiores áreas de livre comércio do mundo, com população conjunta de cerca de 720 milhões de habitantes e PIB de US$ 19,2 trilhões em 2021, o que representa um quarto do PIB mundial”, destaca o estudo.

De volta ao foco no agro, a boa notícia é que a metodologia identificou oportunidades para as exportações de produtos brasileiros competitivos classificados na subseção “Produtos Alimentícios; Óleos animais e vegetais”.

Elas compreendem 17 códigos SH8 (oito dígitos)¹ que se beneficiarão de tratamento tarifário duty free em até 4 anos, após a possível ratificação do Acordo.