O que é agronegócio?
Apesar de equivocadamente associado a grandes propriedades, conceito permite evolução de todos os tamanhos de produtores
O conceito de agronegócio inclui todas as atividades relacionadas à agropecuária, antes, dentro e depois da porteira, bem como todos os tamanhos de produtores. (foto - CNA)
Agronegócio é um conceito que foi criado para um entendimento mais amplo e sistêmico sobre como a atividade agropecuária está inserida na economia. Antes dele, a atividade rural era vista apenas em seus aspectos produtivos dentro das fazendas.
A expressão foi usada pela primeira vez na década de 1950 pelos pesquisadores Ray Goldberg e John Davis, da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, como agribusiness (ou agronegócio, em tradução livre).
De forma simples, o conceito permitiu incluir, além do valor da produção dentro das fazendas, o processo de administração das atividades rurais as etapas “antes da porteira” (insumos, maquinários e estrutura) e o depois da porteira (processamento, distribuição e comercialização).
É por isso também que o PIB (Produto Interno Bruto) do agronegócio sempre será maior do que o Valor Bruto da Produção (VBP) da agropecuária, pois o primeiro conceito soma mais elos da cadeia.
Deste modo, produtores rurais, gestores e o poder público puderam passar a considerar estas outras etapas ou elos da cadeia agropecuária em seus planejamentos, decisões e políticas públicas.
O conceito é tão importante porque, deste modo, insere diversas variantes no planejamento dos agricultores e pecuaristas, como custos de produção ou de transporte, entre tantas outras, que raramente eram levadas em conta.