Quem foi melhor para o agronegócio, Lula ou Bolsonaro?

Comparamos a performance em produção de grãos, exportações, PIB agropecuário e do agronegócio entre os governos dos dois adversários

Ambos períodos foram positivos para o agronegócio, mas Bolsonaro teve melhor resultado em dois dos três indicadores.

Ambos períodos foram positivos para o agronegócio, mas Bolsonaro teve melhor resultado em dois dos três indicadores.

21deOutubrode2022ás18:17

O agronegócio tem cada vez mais importância econômica e, consequentemente, social e política no Brasil. Por isso, ambos os candidatos na disputa presidencial, Jair Messias Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT), reivindicam seus “legados” ao setor durante seus mandatos

Mas, afinal, quem foi melhor para o agronegócio, Lula ou Bolsonaro?

Se é que é possível, uma resposta definitiva a essa pergunta poderia ocupar longas teses e infindáveis discussões, dado ao fato de que o agronegócio é a cadeia mais longa da economia e, portanto, com interface mais ampla com a sociedade brasileira.

Sem entrar no mérito de declarações ou ideologia, alguns indicadores resumem boa parte dos resultados obtidos pelos governos do petista e do atual presidente em seus períodos. Entre eles, a produção de grãos, o PIB da agropecuária (apenas dentro das fazendas), o PIB do agronegócio (toda a cadeia) e o comércio exterior (especialmente, as exportações).

O Agrofy News Brasil usou dados oficiais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e, também, do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) para compará-los, sem a pretensão de esgotar o assunto.

Afinal, caberia considerar muitos outros fatores como crédito agrícola com o Plano Safra, geração de empregos no campo, renda média dos trabalhadores rurais, abertura de mercados no exterior, sustentabilidade, impacto dos alimentos na inflação, infraestrutura para o setor e tantos outros indicadores econômicos, sociais e até mesmo pautas morais.  

Dito isso, seguem as comparações entre os períodos de Lula e Bolsonaro, considerando-se que o petista esteve oito ano à frente do Poder Executivo, enquanto o atual mandatário tem apenas três anos completos.

Produção de grãos cresceu a ritmo equivalente

A comparação entre os períodos aponta crescimento anual médio de 3,08% durante o governo de Lula e 3,5% no mandato de Bolsonaro, segundo dados do IBGE, que foram escolhidos por computarem de janeiro a dezembro de cada ano.