Brasil e EUA estudam parceria em pesquisas sobre clima em prol do agro

Carlos Fávaro recebeu o assessor da presidência dos Estados Unidos, John Kerry

|
O ministro da Agricultura Pecuária, Carlos Fávaro, e o assessor da presidência dos Estados Unidos, John Kerry. (foto - Mapa)

O ministro da Agricultura Pecuária, Carlos Fávaro, e o assessor da presidência dos Estados Unidos, John Kerry. (foto - Mapa)

28deFevereirode2023ás09:48

Com foco em ampliar as pesquisas voltadas ao agronegócio, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, recebeu ontem (dia 27), em Brasília, o assessor especial da Presidência dos Estados Unidos para o Clima, John Kerry. 

O encontro dá sequência ao diálogo dos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Joe Biden, no início do mês, quando o brasileiro visitou o país norte-americano para estudar formas de ampliar as relações bilaterais.

No encontro desta segunda-feira, Fávaro propôs a cooperação técnica na área de pesquisa entre os países visando encontrar melhores práticas de produção agrícola

“Os Estados Unidos têm a maior empresa de pesquisa de clima temperado e nós temos a maior empresa de pesquisa de clima tropical. Se nos unirmos, podemos, juntos, encontrar soluções cada vez mais inovadoras para aumentar a produção de alimentos com respeito ao Meio Ambiente”, detalhou o ministro.

Ao afirmar que concorda “brutalmente” com as propostas apresentadas pelo Brasil para o desenvolvimento sustentável da agropecuária, à medida que inclui os produtores no sistema por meio do incentivo às boas práticas com linhas de crédito especiais, o enviado especial dos Estados Unidos destacou a importância da participação do setor no avanço da sustentabilidade.

“Quanto mais fizerem em relação às boas práticas, mais trarão credibilidade para os agricultores e para o país”, ponderou John Kerry.