Playlist do agro: listamos 10 grandes ídolos do sertanejo

De Tônico & Tinoco à Marília Mendonça, as canções que os produtores amam escutar

|
Chitãozinho & Xororó são responsáveis pelo hit Evidências. (foto - divulgação)

Chitãozinho & Xororó são responsáveis pelo hit Evidências. (foto - divulgação)

02deMarçode2023ás17:18

Não há novidade em dizer que a música sertaneja é a cara do agro

Tempo vai, tempo vem e a playlist dos produtores rurais só faz aumentar, ora resgatando os clássicos, ora incorporando as novidades, mas sempre com um ponto em comum: representar o campo e suas raízes.

E a olha que a lista de opção é grande.

Tem desde os “modão” que nunca pode faltar nas rodas de conversas após um dia colheita – mirando a simplicidade da vida do campo - até o “agronejo ostentação”, para aquele produtor que ama arar a terra, plantar e exportar, fazendo a diferença na economia do País.

Deu vontade de ouvir um som e se sentir representado?

Então confere abaixo nossa seleção dos dez maiores artistas do estilo, cujo percussor é o escritor e compositor Cornélio Pires, autor das primeiras músicas (em 1929), e que já tem até data no calendário: 3 de maio (queimamos a largada!).

Tonico & Tinoco 

Foi a dupla caipira de maior sucesso na história da música sertaneja. Gravaram 83 discos, com mais de mil canções, sendo Moreninha Linda um dos maiores sucessos.

Irmãos, os artistas não só cantavam por amor, mas por experiência com o estilo, afinal, passaram a infância e, em Botucatu (São Paulo), na fazenda Vargem Grande, com a família. 

Tião Carrero & Pardinho

Tião Carreiro é considerado até hoje o melhor violeiro (quem toca viola) de todos os tempos. E foi ele quem criou o "pagode" de moda de viola. Era chamado de "O Rei do Pagode".

Juntos, gravaram tantos hits que fica difícil escolher o que ouvir, mas estão entre as mais conhecidas: Boiadeiro de palavra, Faca que não corta, Sucuri, Fazenda Caioçara e Mineirinho de fibra. 

Milionário & José Rico

A primeira dupla que inseriu mais instrumentos em suas músicas, como percussão e sanfona. E foi a primeira dupla de grande vendagem, com mais de 35 milhões de cópias vendidas. O maior sucesso é a música "Estrada da Vida", que inclusive virou filme. Por causa da afinação impecável eram chamados de "Os gargantas de ouro".