Mapa confirma que caso de mal da vaca louca é atípico

Ministério trabalha agora para retomadas das exportações da carne bovina

|
Exportações para a China estão suspensas desde o último dia 22. (foto - Faeg)

Exportações para a China estão suspensas desde o último dia 22. (foto - Faeg)

03deMarçode2023ás09:29

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmou, em nota oficial, que o caso de mal da vaca louca ou Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), detectado em munícipio do interior do Pará, é atípico. 

O resultado ocorre após análise do laboratório de referência da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), no Canadá, e confirma a expectativa das autoridades sanitárias brasileiras.

Em comunicado, o ministro Carlos Fávaro diz ter, imediatamente, iniciado a inserção das referidas informações no sistema para a comunicação oficial à OMSA e às autoridades chinesas, uma vez que as exportações estão suspensas para o País, que é um dos principais parceiros comerciais do Brasil.

Assim que concluído o processo, será marcada uma reunião virtual com o governo chinês para tratar do desembargo da exportação.

"Ressalto que rapidez, eficiência e a transparência solicitada pelo presidente Lula foi fundamental. Agradeço à nossa equipe e à do governador do Pará, Helder Barbalho, que nos permitiu uma atuação rápida desde a identificação do caso", comentou Fávaro.