O piloto sumiu: Xag lançará drones 100% autônomos para o agro
Equipamentos realizam pulverização e distribuição de sólidos sozinhos
Os modelos XAG P100 e XAG V40, já existentes, vão ganhar sistemas de inteligência artificial, sensoriamento e georreferenciamento. (foto - Xag)
A fabricante chinesa Xag diz estar pronta para lançar ao menos dois modelos de drones agrícolas autônomos no mercado. Com isso, os disruptivos drones alcançariam outro nível de benefícios para a produção agrícola.
Os modelos XAG P100 e XAG V40, já existentes, vão ganhar sistemas de inteligência artificial, sensoriamento e georreferenciamento ainda mais avançados para realizar tarefas como pulverização e dispersão de sólidos sem depender de pilotos.
O sistema permite, ainda, um nível mais alto de precisão para estas atividades, bem como economizar tempo, energia e reduzir a demanda por mão de obra. Esse último desafio, inclusive, foi o que motivou um grupo agrícola tailandês a ser o primeiro cliente da nova geração de drones agrícolas.
A Xag anunciou, nesta semana, uma parceria com o grupo Chia Tai para introduzir os drones agrícolas totalmente autônomos na Tailândia. A colaboração marca o lançamento mundial dos drones autônomos.