Colheita de soja pode prejudicar produção de hortaliças do Paraná
IDR alerta que insetos estão migrando para plantios vizinhos, como o de morangos
|Vaquinha verde-amarela costuma causar dano pequeno na soja, porém é terrível para as hortaliças. (foto - IDR-PR)
A colheita da soja pode trazer um sério problema para produtores de frutas e hortaliças, alerta especialistas do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR) do Paraná.
Isso porque, com a colheita da oleaginosa, alguns insetos estão migrando em busca de alimento para áreas vizinhas, causando prejuízo, sobretudo nos plantios de folhosas e morango.
De acordo com engenheiro agrônomo Raphael Branco de Araújo, entre as espécies já encontrada nas hortaliças e frutas está a vaquinha verde-amarela, ou Diabrotica speciosa. Trata-se de uma praga recorrente nas lavouras de soja e feijão.
“É também uma praga secundária que se alimenta das folhas, restos vegetais, além de as larvas atacarem as raízes das culturas. A vaquinha causa um dano pequeno na soja porque a planta já produziu e está no fim de ciclo. No feijão o prejuízo é um pouco maior. Porém, para as hortaliças é terrível”, explica.
Segundo o agrônomo, a vaquinha ataca as folhas, comprometendo o valor de comercialização das olerícolas. Já no morango, se alimenta das folhas, diminuindo a capacidade de fotossíntese da planta, reduzindo o tamanho e o sabor dos frutos.
Araújo orienta que os produtores de hortaliças que têm áreas vizinhas a cultivos de soja, devam ficar atentos durante este início da colheita do grão.
Ele também acredita que este ano o ataque da vaquinha pode ser menor em decorrência de fatores climáticos. No entanto, em outros anos foi necessário intensificar a aplicação de inseticida para combater a praga.