Quantos litros de água as vacas devem beber por dia durante a lactação?

Estudo da Embrapa aponta valores de referência para eficiência hídrica na pecuária leiteira

|
Consumo das vacas em lactação é influenciado por sua produtividade de leite. (fotos - Embrapa)

Consumo das vacas em lactação é influenciado por sua produtividade de leite. (fotos - Embrapa)

21deMarçode2023ás13:31

Estudo inédito realizado pela Embrapa, em parceria com a Nestlé, estabelece valores de referência para o consumo de água na atividade leiteira, buscando auxiliar produtores de todo o País quando o assunto é eficiência hídrica em suas propriedades. 

De acordo com a Embrapa, o estudo – divulgado nesta terça (dia 21), véspera do Dia Mundial da Água – passa a ser referência em indicadores para o consumo de água de vacas em lactação e também para lavagem de sala de ordenha (lavagem dos pisos, do equipamento de ordenha e do tanque de leite).

As informações são diferentes de acordo com o sistema de produção confinado, semiconfinado e a pasto.

Assim, explica a Embrapa, em um sistema a pasto as vacas em lactação bebem em torno de 64 litros de água ao dia. Já no semiconfinado, são 48 litros de água por vaca em lactação ao dia e, no confinado, 89 litros.

O consumo das vacas em lactação é influenciado por sua produtividade de leite. “A pasto, a produtividade média foi de 17,6 litros de leite por vaca ao dia; no semiconfinado, 14,4 e, no confinado, 25 litros”, diz o estudo.

Na calculadora

Assim, uma vaca em sistema confinado consome 8 litros de água ao dia a mais do que uma vaca a pasto e produz uma quantidade maior de leite, 7,4 litros adicionais.

Em relação ao consumo de água por litro de leite ao dia, os valores para os três modelos de produção variaram de 3,3 (a pasto) a 3,8 (confinado) litros de água por litro de leite ao dia.