Inmet divulga previsão de chuva dos próximos 15 dias

Brasil atingiu ontem (dia 27) 1.532 municípios em situação de emergência com problemas relacionados ao clima

|
Chuvas intensas atingiram recentemente as cidades de Alagoinhas (BA), Missão Velha (CE), São Luis Gonzaga (MA), Miranda (MT), Pirapora (MG) e Cunha (SP).  (foto - Pedro Devani/Secom Governo).

Chuvas intensas atingiram recentemente as cidades de Alagoinhas (BA), Missão Velha (CE), São Luis Gonzaga (MA), Miranda (MT), Pirapora (MG) e Cunha (SP). (foto - Pedro Devani/Secom Governo).

28deMarçode2023ás09:57

De acordo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), áreas das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste continuam com previsão de grandes acumulados de chuva, ao menos até a próxima segunda-feira (dia 3). 

Já entre os dias 4 e 12 de abril, o Inmet aponta volumes maiores que 100 milímetro (mm) especialmente no Centro Norte do País, além de pontos em São Paulo, Paraná e oeste do Rio Grande do Sul, com volume previsto em 70 mm.

O Brasil atingiu ontem (dia 27) o número de 1.532 municípios em situação de emergência devido a desastres causados por chuvas e estiagem em 2023, de acordo com o Governo Federal.

A homologação da situação de emergência ou de calamidade pública, que é um caso mais grave, permite que municípios afetados possam receber verbas federais por meio do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional. 

No final de semana, o excesso de chuva causo danos em Manaus (AM) e Rio Branco (AC), com milhares de pessoas desabrigadas. 

Final de março e primeiros dias de abril

Entre ontem (dia 21) e a próxima segunda (dia 3), a previsão, no Norte do Brasil é que possam ocorrer volumes de chuva maiores que 70mm em grande parte da região, principalmente em áreas do Amazonas, Roraima, Pará e Tocantins. 

Nas demais áreas, os acumulados de chuva ficarão abaixo de 50 mm.

No Nordeste, são previstos acumulados de chuvas que podem superar 70 mm no norte da região, principalmente do Maranhão até o Rio Grande do Norte.