60% das citações sobre agronegócio nos livros didáticos são distorcidas
Relatório da Associação De Olho no Material Escolar analisa 'visão escolar' do agro
|Valorizar o papel do produtor rural e da agroindústria na economia do país é um estratégia para mudar cenário. (foto - JComp/Freepik)
É na sala de aula que a maioria dos brasileiros tem suas primeiras impressões sobre o agronegócio. Ali, nos anos escolares iniciais, aprende-se sobre seres produtores, consumidores (na natureza) e sobre cadeias alimentares e a relação do homem com o meio-ambiente, entre outros temas.
Neste cenário, o relatório “O retrato do agronegócio na escola”, produzido a partir da parceria da Associação De Olho no Material Escolar com a Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo (FIA-USP), merece atenção de toda a cadeia do agro.
Isso porque o levantamento identificou que 60% das citações referentes ao agronegócio nos livros didáticos são negativas.
Mais: o estudo também mostrou que entre as palavras que mais aparecem fora de contexto ou com teor distorcido estão: desmatamento, conflito fundiário e uso de agroquímicos.
“Sessenta por cento das citações sobre o agronegócio são erradas. Então quando você manda seu filho para a escola, são 60% de chances dele aprender errado”, diz a diretora de Comunicação da Associação, Carolina Barretto.