Lula vai à China para fechar 20 acordos

Presidente brasileiro embarca hoje (dia 11) ao país asiático acompanhado de grande comitiva

|
Ano de 2023 também marca cinquentenário do início das relações comerciais entre Brasil e China. (foto - Agência Brasil)

Ano de 2023 também marca cinquentenário do início das relações comerciais entre Brasil e China. (foto - Agência Brasil)

11deAbrilde2023ás11:28

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca nesta terça-feira (dia 11) para a China com a promessa de “consolidar a relação com seu maior parceiro comercial” e a expectativa de fechar ao menos 20 acordos durante sua estadia no país asiático. 

“O que nós queremos é construir parceria com os chineses, fazer sociedade com os chineses, para que eles possam fazer investimentos em coisas que não existem, uma nova rodovia, ferrovia, hidrelétrica, uma coisa qualquer que signifique algo novo para o Brasil”, afirmou Lula, em entrevista ao programa A Voz do Brasil.

Lula estará acompanhado de comitiva de empresários, governadores, deputados, senadores e ministros como Fernando Haddad (da Fazenda), Marina Silva (Meio Ambiente) e Carlos Fávaro (da Agricultura e Pecuária).

“Vamos consolidar nossa relação com a China, eu vou convidar o [presidente] Xi Jinping para vir ao Brasil, conhecer o Brasil numa reunião bilateral, para mostrar os projetos de interesse”, completa o presidente.

Segundo o governo, a programação oficial da agenda começa a partir de quarta-feira (12) e se estende até sexta-feira (14) nas cidades de Xangai e Pequim.

Estão agendados encontros de negócios e reuniões bilaterais com as principais autoridades do país asiático. Entre eles, uma reunião o presidente chinês, Xi Jinping.