MST invade sede do Incra em Minas Gerais e área da Embrapa em Pernambuco

Movimento iniciou nesta segunda (dia 17) ações que integram Abril Vermelho

|
Sede do Incra de Alagoas e de Belo Horizonte foram ocupadas em abril pelo MST. (foto - MST)

Sede do Incra de Alagoas e de Belo Horizonte foram ocupadas em abril pelo MST. (foto - MST)

17deAbrilde2023ás16:49

Cerca de 400 integrantes do Movimento do Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) invadiram, nesta segunda-feira (dia 17), a sede da superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Belo Horizonte (MG) e, ontem, a Embrapa Semiárido, em Pernambuco.

As novas invasões de terra e propriedades, que faz parte da 26ª Jornada Nacional de Lutas em Defesa da Reforma Agrária, já anunciada como Abril Vermelho, o grupo pede “maior celeridade no processo de nomeação de novo superintendente do órgão”.

Também é solicitada a "retomada do processo de vistoria e desapropriação de terras” e o cadastramento das mais de 3.000 famílias acampadas no estado e regularização das famílias assentadas.

O presidente da Frente Parlamentar da Agricultura (FPA), Pedro Lupion, classificou como "absurda leniência" a falta de atitude do governo federal contra as invasões. 

Já a ex-ministra da Agricultura, Tereza Cristina, chamou de "cenas surreais" a proximidade de Pedro Stédile, líder do MST, ao presidente Lula

Nei Zavaski, da direção estadual do MST em Minas Gerais, afirma que existem casos de famílias no estado que estão há 26 anos acampadas e sem uma proposta de solução por parte do Incra.