Fávaro enaltece Embrapa pelos seus 50 anos: "revolucionou o agro"
Ministro destacou também a indicação de Silvia Massruha, primeira mulher na presidência da estatal
|"Cada um dos municípios brasileiros deveria ter um pórtico em homenagem à Embrapa", disse o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, durante as comemorações dos 50 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), na noite desta quarta-feira (26).
Para Fávaro, é impossível não reconhecer que a Embrapa revolucionou (e segue assim) a agropecuária do Brasil. “Não tem lugar onde a Embrapa não revolucionou e levou novas formas de produzir alimentos", disse.
Durante seu discurso na cerimônia dos 50 anos, Fávaro, que muitos produtores, especialmente do Paraná e do Mato Grosso, onde ele atuou no campo, tiveram suas vidas transformadas pela atuação da Embrapa, cujas “as pesquisas possibilitaram que solos considerados inóspitos se tornassem áreas de plantio exemplares.”
Esta semana, a Embrapa promoveu uma série de lançamentos para comemorar a data, entre eles anunciou uma nova metoodologia para o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC) da cultura da soja. A atualização, com parâmetros mais abrangentes, principalmente quanto à caracterização de classes de água disponível no solo, visa mitigar perdas na cultura, especialmente com as mudanças climáticas.