Copom mantém taxa Selic em 13,75% ao ano

É sexta vez seguida que o Banco Central não altera taxa

|
De acordo com comunicado do Copom, decisão considera que “o ambiente externo se mantém adverso”. (foto - Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

De acordo com comunicado do Copom, decisão considera que “o ambiente externo se mantém adverso”. (foto - Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

04deMaiode2023ás09:23

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central manteve a taxa Selic, juros básicos da economia, em 13,75% ao ano – mesmo patamar desde agosto de 2022.

A decisão, divulgada ontem à noite (dia 3), foi unânime, mesmo diante das persistentes críticas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e sua equipe de que a taxa, como está, inibe o crescimento da economia.

De acordo com comunicado do Copom, “o ambiente externo se mantém adverso” uma vez que “os episódios envolvendo bancos no exterior têm elevado a incerteza, mas com contágio limitado sobre as condições financeiras até o momento, requerendo contínuo monitoramento.”

“Em paralelo, os bancos centrais das principais economias seguem determinados em promover a convergência das taxas de inflação para suas metas, em um ambiente em que a inflação se mostra resiliente", diz trecho do comunicado divulgado pelo Banco Central (BC).

O Copom ressaltou, entretanto, que, diferentemente do comunicado anterior, o cenário atual é “menos provável” ao aumento da Selic, embora ressalte que "retomar o ciclo de ajuste caso o processo de desinflação não transcorra como esperado".