Secretaria de Agricultura de São Paulo lança Concurso Estadual Qualidade do Café
Concurso visa incentivar a produção de alta qualidade, estimular melhores práticas agrícolas e a sustentabilidade, promover e fortalecer a cultura nas regiões produtoras do Estado
|Concurso é lançado em meio ao otimismo do setor com a atual safra
A Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo divulgou a realização e as regras do "Concurso Estadual Qualidade do Café de São Paulo”.
A ação visa incentivar a produção de alta qualidade, estimular melhores práticas agrícolas e a sustentabilidade, promover e fortalecer a cultura nas regiões produtoras do Estado.
O concurso é lançado em meio ao otimismo do setor com a atual safra. O alto volume de chuvas registrado no início do ano animou os produtores de cafés do estado. De acordo com previsão do Instituto de Economia Agrícola, é prevista uma colheita de 4,8 milhões de sacas (mais de 290 mil toneladas do produto) na safra 2022/2023, alta de 9,2% em relação à safra de 2021/2022.
Durante o lançamento do concurso no Instituto Biológico, o secretário de Agricultura e Abastecimento do estado, Antonio Junqueira, enfatizou a importância da disputa e da projeção da safra.
“Além dos ganhos econômicos com a alta da produtividade, essa melhora nas lavouras deve também se refletir na atual edição do Concurso Estadual Qualidade do Café de São Paulo. Nosso foco é agregar valor ao produto, divulgar a diversidade de sabores e aromas da cafeicultura de São Paulo junto aos consumidores, gerando valor para toda a cadeia. O Estado inteiro tem aptidão para o plantio de café, é a nossa cultura mais nobre. Com pesquisa, investimento e vontade do produtor, podemos ir muito longe ainda”, destacou o secretário.